Mais uma sessão do Projeto Cine PUC aconteceu na quarta-feira, 20 de outubro, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. A sessão foi do filme “O Poder da Esperança”, de Steven Sawalich, um belo e interessante filme dentro da temática do projeto, que tem como objetivo apresentar filmes relacionados à inclusão. O filme foi comentado pela Prof.ª Nivânia Melo Reis, coordenadora da área de Limitações Locomotoras (LLM) do Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com NEE (NAI).
”O Poder da Esperança” tem uma temática muito interessante, mostrando a história real de Richard Pimentel, uma pessoa comum que perde a audição na Guerra do Vietnã ao lutar pelos EUA. Richard (Ron Livingston), que é orador profissional, começa a sofrer todos os preconceitos por ser deficiente auditivo, comumente enfrentados pelas pessoas com deficiência, Richard, porém, nunca desistiu de lutar contra este preconceito e criou uma empresa de colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. O protagonista ganha notoriedade com o projeto e é chama do a ministrar inúmeras palestras sobre a questão do emprego para deficientes.
Um dos pontos altos do filme, no entanto, é a amizade de Richard com Art (Michael Sheen), um cadeirante com Paralisia Cerebral. Os dois fazem uma amizade incomum, porém, verdadeira, e juntos enfrentam os preconceitos.
Após exibição do filme, a Profª Nivânia fez um breve comentário sobre o mesmo, ressaltando que as pessoas, muitas vezes, só percebem a pessoa com necessidades especiais visualizando o seu exterior, e não conhecem o que há em seu interior, o que, segundo ela, ocasiona muitos preconceitos...